Projeto Abrace: promoção de eventos on-line e apoio na capacitação de micro e pequenos negócios
Promover palestras e oficinas. Reunir informações e compartilhar dicas para micro e pequenas empresas. Apoiar empreendedores iniciantes na divulgação on-line de seus negócios. O projeto de extensão “Abrace: iniciativas de empreendedorismo e sustentabilidade da sociedade externa promovidas pela comunidade do Cefet/RJ campus Petrópolis” vem realizando essas ações desde 2020 e conquistando um público interessado em aprender e desenvolver suas capacidades empresariais.
“O principal papel do Abrace, enquanto projeto de extensão, é estimular a comunidade externa do Cefet/RJ a valorizar seu próprio negócio, aprendendo sobre novos caminhos e aprofundando o conhecimento em áreas importantes para o empreendedorismo de micro e pequenas empresas”, destacou Maria Clara Marcato, aluna do 3º período do curso de Bacharelado em Turismo e bolsista do Abrace.
Presente e atuante no Instagram (@abrace.cefet.pet), onde tem contato constante e mais próximo com seu público, a iniciativa também busca sensibilizar os empreendedores sobre a importância da sustentabilidade de seus negócios, projetos ou ações. Assim, se alinha aos objetivos propostos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), sobretudo nos eixos “cidades e comunidades sustentáveis”, “redução das desigualdades” e “igualdade de gênero”. De acordo com a descrição do Abrace, “esses três eixos acolhem e permitem alargar o olhar para os projetos e ações sociais que acontecem em Petrópolis e possibilitar a esses um espaço de fala, como também de escuta. Muitas pessoas, com suas diferentes idades, possuem boas ideias, mas podem faltar exemplos e, até mesmo, iniciativas que ajudem a agregar e promover ações mais justas e solidárias”.
Exemplos de postagens com dicas para empreendedores no Instagram do projeto.
Para pesquisar temas pertinentes, buscar profissionais e especialistas sobre os assuntos propostos e planejar os eventos, a iniciativa conta com uma equipe formada por três docentes – Frederico Oliveira, Alexandra Rocha e Renata Mariano – e três alunos. Além da estudante Maria Clara, que é responsável principalmente pelas redes sociais e pela criação de artes para divulgação, os alunos Gabriel Monteiro e Suru Agoussou atuam como voluntários. Os três discentes também auxiliam na organização dos eventos e em algumas partes administrativas, como a solicitação e envio de certificados de participação para os inscritos nas atividades.
Maria Clara ressaltou como o projeto tem contribuído no seu desenvolvimento pessoal e profissional. “Estou tendo a oportunidade de aprender mais sobre como direcionar meus futuros empreendimentos dentro do mercado consumidor de forma satisfatória, organizar eventos (que também é bem útil dentro da minha formação acadêmica) e aprimorar o gosto pelo web design. Já na parte emocional, é muito bom trabalhar ao lado de uma equipe tão organizada e acessível como a que o Abrace tem hoje, tudo sempre pautado através do diálogo e no encorajamento relativo às demandas solicitadas”.
Eventos promovidos pelo Abrace
Em 2020, a iniciativa realizou cinco eventos, totalizando 14 palestras e mais de 560 inscritos. Já neste ano, o Abrace promoveu seis eventos, abordando temas variados, tendo sempre um ponto em comum: a capacitação de pequeno empreendedores. Em abril e maio, dedicou-se à moda com as rodas de conversas “Criatividade na moda na hora da criação” e “Empreender na moda: novas tendências na passarela da vida”. Em junho, promoveu duas oficinas de Marketing Digital em parceria com o Sebrae-RJ. O tema “E-marketplace para pequenos negócios” foi conduzido em duas oficinas realizadas em agosto. No mês seguinte, ofertou dois dias da oficina “Empreendendo no autocuidado: conceitos e princípios da saboaria no mercado de cosmetologia”. Já em outubro, durante a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) do Cefet/RJ, promoveu a mesa-redonda “Sisteminha Embrapa – tecnologia para pequenos produtores”. Para fechar o ano, o Abrace realizará em dezembro uma palestra sobre cibersegurança, buscando como público-alvo os consumidores que estarão mais ativos devido às festas de fim de ano, quando é comum o aumento de compras on-line.
Exemplo de artes para redes sociais e divulgação da oficina de agosto de 2021.
Equipe do projeto
Coordenadores: Frederico Ferreira de Oliveira; Alexandra Rocha
Colaboradora: Renata Mariano
Aluna bolsista: Maria Clara Marcato
Alunos voluntários: Gabriel Monteiro e Suru Agoussou
Instagram do projeto: www.instagram.com/abrace.cefet.pet/
Redes Sociais