Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Alunos do ensino médio integrado da Uned Petrópolis se destacam na Olimpíada Brasileira de Informática
Início do conteúdo da página

Alunos do ensino médio integrado da Uned Petrópolis se destacam na Olimpíada Brasileira de Informática

Publicado: Segunda, 08 de Novembro de 2021, 17h44 | Última atualização em Segunda, 08 de Novembro de 2021, 17h45 | Acessos: 833

Participar de olimpíadas do conhecimento é um desafio e um grande estímulo para os estudantes. Competir contribui para os estudos, para o aprendizado e também para o crescimento pessoal dos alunos. “É interessante ter essas experiências extracurriculares com algo que eu gosto. É uma forma de pôr em prática, numa competição saudável, aquilo que eu de certa forma já estudava por prazer, me colocando perto de outras pessoas que também gostam do mesmo assunto. Ajuda na comunicação, na resolução de problemas, na busca de informações e em mais um monte de coisa”, afirmou Isaac Rabello, discente do 3º ano do ensino médio integrado do Cefet/RJ Petrópolis, que participou das três fases da XXIII Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e ficou em 9º lugar no estado do Rio de Janeiro na modalidade Programação, nível 2 (para estudantes até o 3º ano do ensino médio).

Além de Isaac, outros sete alunos da instituição competiram na OBI e tiveram bons resultados, ficando entre as vinte melhores colocações da fase estadual, também na modalidade Programação nível 2. São eles: Lucas Moises, Arthur Illa de Souza, Arthur Guidino, Cristian Mauricio, Matheus Stephano, Yuri Castelhano e Gabriel Moura. Todos os discentes contaram com o apoio do professor Douglas Cardoso, por meio do  Grupo de Treinamento para Competições de Programação (GTComP), uma iniciativa que tem capacitado e auxiliado os estudantes desde 2017.

“O grupo de estudo em programação, coordenado pelo Douglas, tem sido de grande ajuda desde que comecei a fazer a OBI. É como um ‘guia’ para gente não se perder no que estudar e responde dúvidas e organiza até uns ‘intensivões’ perto do dia da prova”, ressaltou Isaac. O aluno ficou muito feliz com o resultado da competição, sobretudo pelo seu progresso desde 2019, quando começou a competir.

A OBI é realizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), organizada pelo Instituto de Computação da Unicamp e tem entre seus objetivos estimular o interesse pela computação e por ciências em geral, proporcionar novos desafios aos estudantes e identificar talentos em Ciência da Computação. Realizada em três fases on-line (local, estadual e nacional), a competição é dividida em sete níveis, organizados em duas modalidades – iniciação e programação.

 

Fim do conteúdo da página