Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O que é? > Diretoria de ensino > Perfil do curso: Bacharelado em Turismo campus Petrópolis
Início do conteúdo da página

Perfil do curso: Bacharelado em Turismo campus Petrópolis

Publicado: Sexta, 02 de Abril de 2021, 17h33 | Última atualização em Sexta, 03 de Maio de 2024, 19h48 | Acessos: 1638

Vagas: 40 por semestre  

Duração: 8 semestres 

Turno: noite

Conceito 4 (MEC)

Conteito 5 (Enade)

 

Conhecendo o meio e o profissional

O setor turístico tem ganhado, a cada dia, mais visibilidade devido à crescente demanda da sociedade em viajar e conhecer novos lugares. Além disso, é um forte vetor de desenvolvimento social e econômico e um elemento importante na promoção do patrimônio sociocultural e natural das localidades.

Diante a esse cenário – e com o constante crescimento de consumo por viagens e por atividades de lazer –, o curso de Bacharelado em Turismo tem como foco a formação de profissionais que sejam capazes de contribuir de forma prática e teórica com o desenvolvimento e o planejamento do turismo, podendo seguir carreira com atuação na iniciativa privada ou em órgãos públicos, ou produzindo conhecimento em formação e capacitação de colaboradores do setor.

Com perfil interdisciplinar, o bacharel em Turismo é o profissional que sabe atuar com os diversos segmentos da atividade turística, a partir da identificação das necessidades do setor produtivo local (atrativos turísticos, rede hoteleira, equipamentos de alimentação e locais de entretenimento), com base na proposição de ações embasadas na sustentabilidade socioambiental, cultural e econômica.

 

O curso

O aluno do Bacharelado em Turismo terá ampla carga horária de planejamento de turismo, línguas estrangeiras, geografia, história da arte, administração, dentre outras áreas abordadas ao longo do curso, que pode ser concluído em quatro anos (8 semestres).

 

Corpo docente    

O corpo docente do curso conta com um total de 24 professores, altamente qualificados, com titulação mínima de mestre e maioria de doutores.

 

Oportunidades

O Cefet/RJ oferece diversas oportunidades que auxiliam no desenvolvimento de seus alunos. Dentre as quais, destacam-se:

- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC

Os alunos do curso podem participar do PIBIC por meio de projetos de pesquisa de professores orientadores do quadro docente do curso ou de outro professor da Instituição. O Cefet/RJ abre, a cada ano, edital específico para a seleção de bolsistas. Os alunos também podem atuar como voluntários.

- Programa de Extensão - PBEXT

Os programas de extensão têm editais abertos anualmente para os projetos de extensão, os quais podem contar com a participação de alunos na condição de bolsistas ou de voluntários.    

- Programa de monitoria

Programa da Diretoria de Ensino (Diren), no qual são oferecidas bolsas aos alunos para desenvolverem atividades de ensino junto a algum professor que ministra uma disciplina do curso. Da mesma forma, como os demais programas, os alunos podem participar como voluntários.

- Programa de Intercâmbio Internacional

O Cefet/RJ possui editais anuais para intercâmbio de estudantes de graduação em universidades internacionais, de forma a complementar a formação do seu corpo discente. Esses editais especificam as universidades que podem receber os alunos do Cefet/RJ, além de descrever o processo seletivo dos estudantes candidatos. Os estudantes selecionados recebem uma bolsa de estudos durante o período do intercâmbio, além de todo o apoio da instituição para assessoramento do aluno durante todo o processo.    

- Programas de Assistência Estudantil

O sistema Cefet/R concede auxílios para os alunos dos níveis Médio e Superior, mediante processo seletivo. Os Programas de Assistência Estudantil têm como fundamento a promoção do acesso e da permanência dos alunos na Instituição, que estejam em condição de vulnerabilidade social e/ou econômica, contribuindo para a sua formação acadêmica. São divididos em três: 1) Programa de Auxílio ao Estudante (PAE); 2) Programa de Auxílio ao Estudante com Deficiência (PAED); 3) Programa de Auxílio Emergencial (PAEm).

Além disso, em virtude da pandemia de Covid-19 e das medidas de isolamento social, o Cefet/RJ também criou o auxílio inclusão digital e o auxílio-dispositivo, que contribuem financeiramente para a contratação de serviços de acesso internet e/ou para a aquisição de dispositivo, respectivamente, para acompanhamento das atividades de ensino remoto.

 

Alguns destaques do curso

VII Desafio Universitário de Turismo: campus Petrópolis é campeão nacional da competição

Projeto do campus Petrópolis levanta o perfil do setor hoteleiro da cidade

Alunos de Turismo do campus Petrópolis se destacam no Festival das Cataratas

Projeto de extensão do Cefet/RJ campus Petrópolis faz levantamento do potencial turístico do bairro Caxambú

 Aluna do campus Petrópolis é uma das selecionadas pelo Ministério do Turismo para estudar no Reino Unido

Artigo do campus Petrópolis fica entre os dez melhores do 12º Festival de Turismo das Cataratas

registrado em:
Fim do conteúdo da página