Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Lançado livro “Vozes negras no serviço público”, com participação do Cefet/RJ
Início do conteúdo da página

Lançado livro “Vozes negras no serviço público”, com participação do Cefet/RJ

Publicado: Terça, 13 de Maio de 2025, 14h23 | Última atualização em Terça, 13 de Maio de 2025, 14h23 | Acessos: 40

Ueliton Leonidio (à esq.) compõe a roda de conversa sobre o livro em Brasília| Foto: Filipe Alcântara

No dia 7 de maio, foi realizada, em Brasília, a cerimônia de lançamento do livro Vozes negras no serviço público: memórias e narrativas transatlânticas, uma iniciativa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e do Ministério da Igualdade Racial (MIR). A obra foi escrita por alunos egressos da edição 4.0 do programa LideraGOV, voltada, exclusivamente, a servidores negros.

O livro apresenta histórias de vida e trajetórias acadêmicas e profissionais de 24 servidores federais que concluíram, em agosto de 2024, o programa de formação de lideranças para o serviço público. O intuito é evidenciar a presença de pessoas negras nos espaços de poder e na esfera pública como condição indispensável para a preservação da democracia, da diversidade e da luta antirracista.

O servidor Ueliton Leonidio, administrador e integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Cefet/RJ Uned Petrópolis, foi um dos autores da obra recém-publicada. Segundo ele, a oportunidade foi valiosa e permitiu a realização de um sonho. “Participar de um projeto desse nível, resultado de uma formação tão relevante como o LideraGOV, foi muito valioso para mim, principalmente pela oportunidade de verbalizar e narrar a minha história de vida. Isso é um grande sonho e privilégio, dada a amplitude e a vitrine que essa obra propõe no serviço público”, declarou.

Em um trecho de seu depoimento no livro, Leonidio destaca: “dada a minha ancestralidade, preciso me equilibrar constantemente para não cair nas armadilhas estruturais e pré-concebidas. Tenho na educação o meu alicerce, porque é o que muda o mundo.”. O servidor ressalta, ainda, o contexto histórico, social e político, que reafirma e reforça a importância das políticas de igualdade e equidade no país. Por esse motivo, declara: “Me sinto honrado em poder participar desse movimento e espero que este livro inspire outras pessoas a seguirem em seus propósitos. Agradeço o apoio do Cefet/RJ em permitir que eu participe deste projeto em conjunto com a Enap, o MIR e o MGI.”.

O LideraGOV é um programa de formação de novas lideranças do setor público, que busca construir uma rede de servidores com alta capacidade de gestão, aptos a atuar como líderes inovadores e ocupar cargos e funções estratégicas na Administração Pública Federal. A edição 4.0 foi a primeira dedicada exclusivamente a servidores negros e reuniu 51 pessoas, de 29 instituições federais diferentes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página