Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projeto de capacitação das pessoas surdas para o mercado de trabalho vence o Expin48
Início do conteúdo da página

Projeto de capacitação das pessoas surdas para o mercado de trabalho vence o Expin48

Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2023, 19h17 | Última atualização em Quinta, 19 de Outubro de 2023, 19h34 | Acessos: 1911

Equipe LibCap conquistou o Expin48 com projeto de capacitação de pessoas surdas para o mercado de trabalho

A equipe LibCap, responsável pelo projeto de uma plataforma digital que conecta as demandas das empresas às necessidades laborais de pessoas com surdez, conquistou a edição 2023 do Expin48, evento de inovação do Cefet/RJ para desenvolvimento de projetos em 48 horas. Além do prêmio principal, a equipe também conquistou a categoria Inovação de Projeto. O time vencedor é formado pelos estudantes Ana Clara Cristiano, Erika Pereira, Fernando Coelho, Iago do Espírito Santo, Rodrigo Rodrigues e Stella de Souza. O Expin48 foi realizado entre os dias 6 e 8 de outubro, na Unidade Maracanã. Veja outras fotos da competição.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há mais de 10 milhões de pessoas surdas no país, e esse número corresponde a cerca de 5% da população. Com o propósito de facilitar o acesso desse público ao mercado de trabalho, o projeto de plataforma digital desenvolvido pela equipe LibCap busca treinar tecnicamente os surdos em atividades adaptadas às suas necessidades e, com isso, torná-los aptos às vagas disponibilizadas por empresas que estão contratando. Através dessa proposta, os empregadores conseguem cumprir a obrigatoriedade do percentual mínimo de pessoas com deficiência no seu quadro de funcionários e o público-alvo se qualifica para as oportunidades ofertadas.

Em sua quinta edição, evento de inovação do Cefet/RJ reuniu estudantes de diversas unidades da instituição

Conforme o presidente da Comissão Organizadora do Expin48, Pedro Pacheco, o evento teve cerca de quarenta alunos participantes e presença bastante significativa de estudantes de outras unidades. Segundo ele, buscou-se montar equipes com diversidade entre os níveis de ensino, áreas de atuação e regiões, e o resultado obtido foi bastante positivo. “As soluções apresentadas pelas equipes foram bastante criativas e impactantes. É muito bom poder acompanhar estes jovens utilizando os conhecimentos assimilados na nossa instituição de uma forma colaborativa. Tudo isso aumenta a nossa esperança em um mundo melhor e mais justo”, destacou o docente.

 

Confira o resultado

CATEGORIA PREMIADA

EQUIPE

TEMA

COMPONENTES

Equipe Vencedora do Expin48 2023

e

Inovação do Projeto

LibCap

Cultura Surda nas Cidades

Ana Clara Vitor dos Santos Cristiano

Erika da Silva Pereira

Fernando de Oliveira Coelho

Iago Gomes do Espírito Santo

Rodrigo de Medeiros Rodrigues

Stella Lopes De Souza

Qualidade Técnica do Projeto

HidroLimp

Água Potável em Comunidades Rurais

Arthur Alvarenga Menezes

Mauro César Dutra Pereira Júnior

Michael Douglas Assunção Macedo

Pedro Paulo de Deus Pereira

Rodrigo Vilela Gonçalves

Ryan Andrade Cerqueira

Viabilidade do Projeto

Teciclar

Sustentabilidade na Moda

Guilherme Victor Oliveira Galdino

Helena Tonasso Castro

Jordana Ludimila Lucas da Silva

Laura Moreira de Souza

Luciana Faltz dos Santos

Samantha Guerra Santos

Apresentação

Atlântida

Combate ao Acúmulo de Lixo Marinho

Alberto Matheus da Silva Rangel

Ana Carolina Linhares Bonini Sacramento

Caique de Castro Werneck dos Santos

Cecilia Ravaiole Brandão

Isabella de Souza Pinheiro dos Santos

Vicente Zanatta Percia Lopes

 

Sobre o Expin48

O Expin48 é uma experiencia intensiva de inovação onde equipes de alunos são desafiadas a propor soluções para o planeta por meio do desenvolvimento de projetos criativos. Entre as premissas do evento, estão a diversidade e o trabalho colaborativo, a partir da formação de equipes com alunos dos três níveis de ensino e de diversas unidades do Cefet/RJ. Em 2023, foi realizada a 5ª edição do evento.

No início do Expin48, os participantes interagem entre si e têm 30 minutos para formar equipes que se organizam em torno de temas fornecidos pela Comissão Organizadora. Durante o sábado e o domingo, as equipes desenvolvem os projetos e, no final, apresentam os trabalhos para um comitê julgador externo, formado por especialistas na área de ciência, tecnologia e inovação.

Acesse o site do Expin48 para saber mais informações.

registrado em:
Fim do conteúdo da página