Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cefet/RJ inaugura galeria de arte na Unidade Maracanã
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ inaugura galeria de arte na Unidade Maracanã

Publicado: Quinta, 28 de Abril de 2022, 19h12 | Última atualização em Terça, 03 de Maio de 2022, 16h42 | Acessos: 1356

Galeria Cubo de Vidro – novo espaço dedicado às artes plásticas e à pesquisa no Cefet/RJ Unidade Maracanã

Obras com foco em sustentabilidade, feitas a partir de matérias-primas coletadas da natureza e de objetos recicláveis, marcaram a inauguração do novo espaço artístico-cultural do Cefet/RJ Unidade Maracanã, a Galeria Cubo de Vidro. A cerimônia, realizada na tarde desta quarta-feira (27), teve a presença do diretor-geral Maurício Motta, da vice-diretora Gisele Vieira, além de outros diretores sistêmicos. A galeria está localizada na antiga agência do Banco do Brasil e apresentará exposições temporárias. Inicialmente, o local ficará aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h.

O espaço é fechado por paredes de vidro que possibilitam uma democratização do olhar e inspiraram o nome dado à galeria. De acordo com a diretora de extensão, Renata Moura, o cubo de vidro pode, imaginariamente, invadir o bosque que fica em frente e permitir planejar novas mostras que ocupem o espaço de forma expandida: “É muito bacana estudar numa instituição onde podemos circular por locais artísticos entre uma aula e outra”, reforçou a diretora. Futuramente, a programação poderá contemplar trabalhos de estudantes e de servidores.

Durante o evento, o diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta, cumprimentou os presentes e lembrou que a arte tem o poder de transformar vidas. “Considero importante o Cefet/RJ agregar um espaço como esse e ofertá-lo ao público da instituição e a própria região da Tijuca e arredores, que não dispõe de tantos locais dedicados à arte. No futuro, queremos colocar a galeria no circuito artístico da cidade”, destacou.  

Exposição “Alquimias Contemporâneas” apresenta trabalhos que unem arte e tecnologia

Para o evento que marcou a abertura da galeria, a exposição escolhida foi “Alquimias Contemporâneas”, que permanecerá no local até o final do mês de julho. A exposição foi concebida por Alexandre Pinhel, que além de ter 20 anos de experiência em artes plásticas, é engenheiro eletrônico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ex-aluno de nível técnico do Cefet/RJ.

Alexandre Pinhel ao lado do diretor-geral Mauricio Motta, da diretora de Extensão Renata Moura, do professor Paulo Bittencourt e de familiares do artista durante a abertura da galeria

Para produzir as suas obras, Pinhel usa itens de reciclagem como filtros de ar, lixas e copinhos de café descartáveis, entre outros objetos, e selecionou para exposição trabalhos que despertem a curiosidade em um ambiente tecnológico e se relacionem às principais áreas de estudo da instituição: “Escolhi peças que causem, obviamente, um interesse estético, mas que também contemplem várias áreas como eletrônica, elétrica e ciência de materiais”, explicou o artista. Cada peça tem, ao lado, um QR code que leva às informações que inspiraram o desenvolvimento da obra.

Maria Luísa Araújo, aluna do curso técnico em Edificações, participou da inauguração e elogiou a iniciativa de abrir um espaço dedicado à arte na instituição. Para ela, a obra preferida é um quadro que usa como base um painel fotovoltaico danificado, mesclado a outras técnicas: “achei muito bonito e interessante o jeito como foi pintado, com a tinta escorrida. Fica ainda mais legal quando a gente sabe que objetos que seriam jogados no lixo foram usados para fazer arte”, elogiou a estudante.

Maria Luísa Araújo ao lado de sua obra preferida entre os 20 trabalhos expostos na galeria

Clique para ver mais fotos do evento.

registrado em:
Fim do conteúdo da página