Cefet/RJ inicia ano letivo de 2022 com evento de recepção aos estudantes
Com o objetivo de dar as boas-vindas aos novos alunos dos cursos de graduação e celebrar o retorno às atividades presenciais, o Cefet/RJ promoveu, nesta segunda-feira (18), nos turnos da manhã e da tarde, o Programa de Acolhimento ao Calouro. O evento foi organizado pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) da instituição, no Auditório 2 da Unidade Maracanã, e teve a presença da vice-diretora, Gisele Vieira, do diretor de Ensino, Roberto Borges, e do diretor do Departamento de Ensino Superior (DEPES), Mauro Reis.
Durante a atividade, Reis se disse muito feliz pelo retorno às atividades presenciais e aconselhou os alunos a desfrutarem de tudo o que o Cefet/RJ tem a oferecer para que possam encontrar o seu caminho profissional. A vice-diretora, Gisele Vieira, após saudar todos os presentes, lembrou que, como ex-aluna da escola, já passou pela mesma experiência vivida pelos estudantes e desejou sucesso a todos. Já Roberto Borges, da DIREN, enfatizou a importância do Cefet/RJ Plural, uma nova política lançada este ano pela instituição que tem como objetivo realizar campanhas continuadas contra o racismo, o sexismo e outras formas de opressão à dignidade humana.
Diretores do Cefet/RJ Unidade Maracanã participam de programação dedicada aos calouros da graduação
Durante a atividade, os novos estudantes tiveram a oportunidade de se familiarizar com alguns dos projetos de extensão vigentes no Cefet/RJ, como a equipe Enactus – iniciativa de empreendedorismo social –, o projeto Baja – que tem por premissa a construção de um carro off-road –, entre outros. Os calouros também conheceram as instalações da escola, em visita guiada por representantes do DCE.
Além dos calouros, alguns estudantes estiveram pela primeira vez no Cefet/RJ. É o caso de Mariana de Castro, aluna do 3º semestre do curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEANI), que iniciou as aulas on-line no auge da pandemia e agora pode participar das atividades de integração. “As aulas virtuais foram bastante importantes, mas não têm o mesmo dinamismo de conversar com professores e colegas pessoalmente, de forma mais aberta. É muito bom estar aqui,” comemorou a estudante.
Mariana de Castro (à esquerda) ao lado dos colegas de curso
Recepção do ensino médio/técnico e subsequente
Também nesta segunda-feira, em suas respectivas salas de aula, os calouros do 1º ano da educação profissional técnica de nível médio foram recebidos pelos coordenadores de curso e pela Divisão de Apoio Pedagógico (DIAPE), enquanto os alunos do 2º ao 4º ano participaram de encontro com os professores. Foram realizadas atividades artístico-culturais nos espaços externos e auditórios, e foram distribuídos lanches no restaurante estudantil.
Já a recepção dos estudantes dos cursos técnicos subsequentes foi realizada no período da noite. Após o momento do lanche no restaurante, os alunos foram recebidos pelo DEMET na quadra esportiva e, posteriormente, tiveram encontro com professores e coordenadores em sala de aula para a apresentação do curso.
Estudantes do ensino médio/técnico visitam exposição de trabalhos artísticos dos alunos no pátio azul
Redes Sociais