Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Professor do Cefet/RJ participará da Brasil Offshore
Início do conteúdo da página

Professor do Cefet/RJ participará da Brasil Offshore

Publicado: Segunda, 15 de Junho de 2015, 12h29 | Última atualização em Terça, 16 de Junho de 2015, 15h35 | Acessos: 5963

O uso de novas tecnologias na operação e na extensão da vida útil de campos de petróleo maduros será um dos temas abordados na Brasil Offshore – Feira e Conferência da Indústria de Petróleo e Gás, que ocorrerá entre os dias 23 e 26 de junho. Representantes da academia e da indústria apresentarão, no dia 25, as melhores práticas e os aprendizados obtidos nesse processo de revitalização, em sessão técnica organizada pelo professor do Cefet/RJ, Sílvio de Barros.

“A indústria de petróleo tem hoje uma grande oportunidade, ao manter os ativos já instalados operando com resultados econômicos atrativos, por prazos além dos previstos inicialmente em seus projetos de concepção. Essa oportunidade é acompanhada pelo desafio de manter tais ativos compatíveis com os requisitos atuais de segurança e confiabilidade que a sociedade espera da indústria offshore”, afirma o docente.

A sessão técnica será composta por quatro palestras. O professor responsável pelo Laboratório de Adesão e Aderência da Uerj, Eduardo Sampaio, iniciará os trabalhos relatando sua experiência no desenvolvimento e na qualificação de materiais compósitos laminados e adesivos estruturais para o reparo e reforço de estruturas. Em seguida, o consultor sênior da Petrobras, Luiz Cláudio de Marco, falará sobre o reparo no costado da P-32 por meio de materiais compósitos, o primeiro do tipo realizado no Brasil.

O professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Daniel Pedro Willemann, abordará a técnica de inspeção não destrutiva de Polímero Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV) com Shearografia, método de ensaio não destrutivo que permite obter informação do interior dos materiais inspecionados por meio da ótica. A última palestra será proferida pelo C.E.O. da empresa Deepwater Corrosion Services, Jim Britton, que apresentará a experiência no uso de técnicas de prevenção da corrosão na área do petróleo.

A sessão técnica será presidida pelo engenheiro sênior de Equipamentos da Petrobras, Otávio Lamas, e copresidida pelo professor Silvio de Barros. O docente foi convidado para participar da coordenação da atividade devido ao reconhecido trabalho que vem desenvolvendo na área de compósitos e adesivos, com projetos voltados para a aplicação na indústria do petróleo.

O evento Brasil Offshore é considerado o terceiro maior do mundo no segmento de petróleo e gás. Organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e pela Sociedade de Engenheiros de Petróleo (SPE, do inglês Society of Petroleum Engineers), o evento ocorre a cada dois anos, em Macaé. Em 2015, o tema central será “Perspectivas para a revitalização de campos maduros” e enfocará especialmente as novas maneiras e tecnologias potenciais para ampliar a vida útil da Bacia de Campos, em funcionamento desde a década de 1980.

 

Confira a programação do evento

registrado em:
Fim do conteúdo da página