Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ranking das 200 melhores universidades da América Latina - divulgado pela Quacquarelli Symonds (QS)
Início do conteúdo da página

Ranking das 200 melhores universidades da América Latina - divulgado pela Quacquarelli Symonds (QS)

Publicado: Quarta, 05 de Outubro de 2011, 12h14 | Última atualização em Quarta, 23 de Setembro de 2015, 21h34 | Acessos: 3765

O Brasil possui 31 universidades entre as 100 melhores da América Latina, com a Universidade de São Paulo (USP) na primeira posição geral, com 100 pontos, a pontuação máxima. O dado é do ranking divulgado nesta terça-feira pela QS (Quacquarelli Symonds), uma empresa especializada em educação e estudo no exterior com sede no Reino Unido. A QS, que anualmente divulga a lista das melhores instituições no mundo, fez pela primeira vez um recorte específico sobre a América Latina.


NO MUNDO:USP foi a brasileira mais bem colocada no ranking mundial divulgado pela QS


No top 10, figuram outras duas instituições brasileiras: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na terceira posição, com 94,7 pontos, e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em décimo, com 79,1. Completam a lista das dez melhores a Pontificia Universidad Católica de Chile, em segundo; Universidad del Chile, Universidad Autónoma de México (UNAM), Universidad de los Andes (da Colômbia), Tecnológico de Monterrey (mexicana), Universidad de Buenos Aires e Universidad de Colombia, do quarto ao nono lugares, respectivamente.


A universidade fluminense mais bem colocada do ranking é a Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), em 15º, à frente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que ficou em 19º, atrás de outras brasileiras como a Universidade de Brasília (UnB), em 11º, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 14º, e a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), em 16º.


A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) aparece na 55ª colocação, e a Universidade Federal Fluminense, na 72ª. O Brasil é o país mais bem colocado do ranking, com 31 universidades entre as cem melhores. Em seguida estão Argentina (19), México (15), Chile (14), Colômbia (8), Venezuela (quatro), Peru (três), Costa Rica, Cuba, Porto Rico, Equador e Uruguai (cada um com uma universidade).


A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro aparecem entre a 100ª e a 200ª posições. O ranking utiliza sete critérios de avaliação com pesos diferentes: reputação acadêmica (30%), reputação de empregabilidade (20%), estudantes da faculdade (10%), profissionais com doutorado (10%), artigos publicados (10%), citações por artigo (10%) e impacto na internet (10%).


Fonte:  O Globo on line

Confira a lista das melhores : http://www.topuniversities.com/university-rankings/latin-american-university-rankings/2011


registrado em:
Fim do conteúdo da página