Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campus Nova Iguaçu: divulgação de palestras
Início do conteúdo da página

Campus Nova Iguaçu: divulgação de palestras

Publicado: Quinta, 17 de Maio de 2012, 11h58 | Última atualização em Quarta, 23 de Setembro de 2015, 21h19 | Acessos: 1101

1ª PALESTRA

O colegiado de Telecomunicações do CEFET-RJ, Campus Nova Iguaçu, convida a todos para a palestra do Prof. Antonio Petraglia, que será realizada no dia 21/05/2012 (segunda-feira) às 10:00 no bloco A.


Antonio Petraglia; Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B. Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), mestradoem Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade da California, Santa Barbara (1991).


É professor do Programa de Engenharia Elétrica da COPPE e da Escola Politécnica, ambas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Editor Associado dos periódicos IEEE Transactions on Circuitos and Systems, Part II - Analog and Digital Signal Processing, de 2002 a 2004, e Analog Integrated Circuits and Signal Processing, da Springer, de 2007 a 2008. É atualmente Editor Associado do periódico Circuits, Systems and Signal Processing, da Birkhäuser Boston. Foi Conselheiro da Sociedade Brasileira de Microeletrônica para o período de 2007 a 2011, e membro do Comitê de Assessoramento de Microeletrônica (CA-ME) do CNPq para o período de 2009 a 2012. É "Distinguished Lecturer" do IEEE Circuits and Systems Society para o biênio 2011-2012. Sua principal área de pesquisa é a de projeto de circuitos integrados mistos analógicos e digitais para o processamento de sinais.


TÍTULO


Projetos de Circuitos e Sistemas Microeletrônicos na COPPE-Poli/UFRJ


RESUMO


A utilização de semicondutores em todos os setores da atividade econômica mundial tem aumentado consideravelmente a demanda por circuitos integrados (CIs), tornando o setor um segmento importante da atividade econômica. Buscando a inserção do País neste cenário, o Ministério da Ciência e Tecnologia estabeleceu o Programa CI Brasil, que criou alguns centros de projetos de CIs. Um desses centros é o Núcleo de Projetos de Circuitos Integrados, que se encontra na Escola Politécnica(EPoli)/COPPE/UFRJ.


Nesta palestra serão descritos alguns projetos de CI´s projetados, fabricados e testados em laboratório na EPoli-COPPE/UFRJ. Será apresentado como exemplo um projeto em desenvolvimento para a detecção do fenômeno de cavitação em turbinas hidroelétricas. A baixa pressão causada pela turbulência da água que passa pelas pás da turbina gera uma grande quantidade de pequenas bolhas que, atraídas pelas pás, implodem causando erosão do material metálico. Ao ruído sonoro provocado pelo impacto da energia dessas microimplosões na estrutura da turbina associa-se o termo cavitação.


 


2ª PALESTRA


O colegiado de Telecomunicações do CEFET-RJ, Campus Nova Iguaçu, convida a todos para a palestra do Prof. José Gabriel, que será realizada no dia 21/05/2012 (segunda-feira) às 10:50 no bloco A.


José Gabriel Rodríguez Carneiro Gomes: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2, é graduado em Engenharia Eletrônica pela UFRJ (1999). Ele obteve Mestrado em Engenharia Elétrica pela COPPE/UFRJ (2000) e pela Universidade da California em Santa Barbara (UCSB, 2003). José Gabriel obteve o Doutorado em Engenharia Elétrica na UCSB (2004). Desde 2006, é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola Politécnica, no Departamento de Engenharia Eletrônica e de Computação. Atua também desde 2007 na COPPE/UFRJ, Programa de Engenharia Elétrica, como Professor Pleno, Adjunto C. Ele tem experiência na área de Instrumentação Eletrônica, atuando principalmente nos seguintes temas: compressão de imagens, quantização vetorial, circuitos analógicos e redes neurais. José Gabriel é Membro do IEEE desde 2001.


TÍTULO


Processamento de Imagens no Plano Focal de Câmeras CMOS


RESUMO


Nesta última década, as câmeras com sensores CMOS têm se consolidado como uma atraente alternativa comercial às câmeras baseadas em CCDs. Além de permitirem a formação de fotografias e filmes de boa qualidade, os circuitos utilizados nas câmeras CMOS permitem também que o processamento das imagens seja feito no mesmo nível em que ocorre a conversão foto-elétrica da luz incidadente, ou seja, na matriz de silício onde se forma a imagem. Nesta palestra, é feito um breve resumo de algumas técnicas de processamento de imagens que podem ser implementadas no nível do plano focal. Como exemplo, são apresentados resultados experimentais e algumas fotografias obtidas com um circuito integrado que realiza a compressão de imagens no plano focal.

registrado em:
Fim do conteúdo da página