Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > O CEFET-RJ ESCLARECE OS RESULTADOS DO ENADE
Início do conteúdo da página

O CEFET-RJ ESCLARECE OS RESULTADOS DO ENADE

Publicado: Terça, 15 de Janeiro de 2013, 20h31 | Última atualização em Quarta, 23 de Setembro de 2015, 20h58 | Acessos: 3796

O CEFET/RJ vem se pronunciar a respeito do resultado obtido pelos cursos da Instituição, avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - Enade 2011. O ENADE é uma das etapas para a obtenção do Conceito Preliminar de Curso (CPC). O CPC combina sete medidas relativas à qualidade do curso, que envolvem infraestrutura, recursos didático-pedagógicos, corpo docente; o desempenho dos estudantes no Enade; e os  resultados do  Indicador de  Diferença  entre  os  Desempenhos  Observado  e  Esperado  (IDD).


 O  CPC (Conceito Preliminar de Curso)  e  o  IGC (Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição) subsidiam  os  processos  de  avaliação  in  loco  que  resultam  nos conceitos  de  curso (CC) e  de instituição (CI)  do  ciclo  avaliativo  do  Sinaes. Tais conceitos são obtidos com base numa avaliação profunda e bastante ampla a partir de um instrumento de avaliação proposto pelo próprio MEC.


O cálculo do IGC inclui a média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação das instituições. O conceito varia entre 1 e 5 e o MEC considera insuficiente qualquer conceito abaixo de 3. Nos últimos anos, o IGC da Instituição tem variado entre 4,0 e 3,0.


É importante observar que o CEFET/RJ em todos os seus cursos submetidos a avaliação in loco para o cálculo do Conceito de Curso (CC) nunca obteve um conceito insatisfatório, ou seja menor que 3 numa escala em que o conceito máximo é 5. Tendo passado inclusive por cinco avaliações recentes, tendo obtido em três delas o conceito 4,0 e em duas delas, o conceito 3,0. Com relação ao CI, a instituição recebeu o conceito 3,0, numa escala de1 a 5. Lembramos que atualmente a Instituição oferta 18 cursos presenciais de graduação, conforme a tabela anexa.


Os resultados insatisfatórios divulgados com relação ao ENADE e por consequência também ao CPC de alguns cursos do CEFET/RJ, no caso quatro cursos com conceito 2,0 - ENADE e CPC (engenharia elétrica, engenharia eletrônica, engenharia de controle e automação e engenharia mecânica), podem ser atribuídos a diversos fatores. Alguns deles já haviam sido detectados e corrigidos. Consideramos muito significativos os seguintes fatores:


Infraestrutura física


Foi feito um grande investimento em termos de equipamentos e laboratórios para a modernização dos cursos referentes ao Departamento de Elétrica. Tais equipamentos estavam em processo de instalação na ocasião do ENADE, e atualmente estão em pleno funcionamento. Esta iniciativa terá reflexo no próximo ENADE e sem dúvida alguma trará aos cursos renovação, melhoria das atividades práticas e, consequentemente, do aprendizado.


Contratação de docentes  


Não ocorre a contratação de professores do magistério superior na Instituição desde 2006. A grande abertura de contratação pelo REUNI fez com que diversos professores da Instituição migrassem para as Universidades, tendo sido a instituição impedida de participar do REUNI, uma vez que atualmente não se enquadra na situação de Universidade. Este fator impacta em diversos indicadores.


Dados incorretos com relação aos cursos de Engenharia de Controle e Automação


O curso de Engenharia de Controle e Automação do campus Nova Iguaçu que obteve CPC contínuo de 2,4666, que corresponde a CPC 3,0, não foi considerado. No campo em que aparece “CPC faixa”, há uma observação mencionando que o curso não foi reconhecido até 30/09/2012. No entanto, essa informação não procede, pois o curso foi reconhecido anteriormente a essa data. Tendo recebido inclusive a comissão in loco em 14/09/2011 e tendo sido avaliado com conceito 4,0.


No caso do curso de Engenharia de Controle e Automação da Sede, que não havia sido reconhecido até 30/09/2012, não saiu essa informação. Tal curso recebeu recentemente uma avaliação in loco, em 24/10/2012, obtendo  também o conceito de curso 4,0. Portanto se algum deles teria que ficar sem conceito, seria o curso da Sede. No entanto, surpreendentemente este curso é avaliado duas vezes, e num intervalo pequeno, recebe duas avaliações conflitantes: CC=4,0 e CPC=2,0.


O CEFET/RJ entrará com recurso junto ao MEC solicitando a correção desses dados, que impactam inclusive no IGC, pois o conceito 3,0 do curso de Engenharia de Controle e Automação do campus Nova Iguaçu deve ser acrescentado a Tabela e, além disso, o conceito 2,0 referente ao curso de Engenharia de Controle e Automação da Sede deve ser retirado, uma vez que não havia sido reconhecido até 30/09/2012.


Estes resultados incoerentes e incompatíveis, considerando o CPC e o CC levam a uma importante reflexão e apontam para uma fragilidade na avaliação do CPC, uma vez que os indicadores do instrumento da avaliação in loco que resulta no CC é muito mais seguro, sólido, abrangente e, portanto, mais confiável.


Comprometimento do estudante com ENADE


A avaliação do ENADE permite que o aluno deixe a prova em branco, ou marque apenas uma letra como resposta, uma vez que independentemente da nota alcançada, o aluno obtém o diploma, inclusive com a nota zero. Assim, as instituições ficam sem saber de fato a real nota do curso. O correto seria vincular o diploma do aluno ao exame para obter um resultado realmente confiável.


A instituição está avaliando de forma profunda todos os indicadores que envolvem o CPC, para detectar possíveis mudanças que ainda necessitem ser feitas. O CEFET/RJ, com quase 100 anos de existência, é uma instituição sólida, que vem trabalhando de forma muito séria para a melhoria de seus cursos e estará a disposição para receber todas as avaliações que forem necessárias para que sejam verificadas as reais condições de seus cursos.





































































CURSOS DE GRADUAÇÃO -BACHARELADO
1-ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL - SEDE
2-ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - NI
3-ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - SEDE
4-ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO  - NI
5-ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO  -  SEDE
6-ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES - SEDE
7-ENGENHARIA ELÉTRICA - SEDE
8-ENGENHARIA ELETRÔNICA - SEDE
9-ENGENHARIA MECÂNICA -  SEDE
10-ENGENHARIA MECÂNICA -  IT
11-ENGENHARIA CIVIL - SEDE
12-CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - SEDE
CURSOS DE GRADUAÇÃO – SUPERIOR DE TECNOLOGIA
13-TECNÓLOGOEM GESTÃO AMBIENTAL- SEDE
14-TECNÓLOGOEM SISTEMAS PARA INTERNET- SEDE
15-TECNÓLOGOEM GESTÃO DE TURISMO-PET
16-TECNÓLOGOEM GESTÃO DE TURISMO-NF
CURSOS DE GRADUAÇÃO – LICENCIATURA
17-LICENCIATURA EM FÍSICA -PET
18-LICENCIATURA EM FÍSICA -NF

registrado em:
Fim do conteúdo da página