Projeto de extensão do Cefet/RJ promove aula de campo na Aldeia Maracanã
Na última terça-feira (12), um grupo de aproximadamente 40 discentes e servidores do Cefet/RJ participou de uma aula de campo na comunidade indígena Aldeia Maracanã, localizada ao lado do estádio do Maracanã.
A equipe do Cefet/RJ foi recebida pelo cacique José Urutau Guajajara, que contou a história da Aldeia Maracanã e abordou demandas locais e nacionais dos povos originários. Alguns exemplos são a discussão sobre o chamado marco temporal, visto pelo cacique como um “enorme retrocesso”, e a demarcação das terras indígenas, uma pauta defendida como de fundamental importância e que estaria, em suas palavras, “caminhando a passos lentos”.
O grupo ainda teve a oportunidade de conhecer o artesanato e as plantas medicinais cultivadas pela comunidade local, além de participar de um sarau com escritores indígenas e quilombolas integrantes do projeto literário “Se tens um dom, seja!”.
A atividade foi organizada pelo projeto de extensão Cefet + Direitos Humanos, coordenado pelos docentes Felipe Felix e Andrezza Menezes, em parceria com a Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários Sustentáveis (ITESS), representada pela servidora Bruna Gomes.
Redes Sociais