Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 18/03/2021 – Visita guiada on-line ao Museu dos Meninos – “Arqueologias do Futuro”
Início do conteúdo da página

18/03/2021 – Visita guiada on-line ao Museu dos Meninos – “Arqueologias do Futuro”

Publicado: Quarta, 10 de Março de 2021, 18h09 | Última atualização em Quarta, 10 de Março de 2021, 18h19 | Acessos: 1463

O Museu dos Meninos, em parceria com a Coordenação de Artes do Cefet/RJ campus Maracanã e o Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-raciais (PPRER) do Cefet/RJ, convidam alunos e servidores da instituição para a visita guiada on-line ao acervo “Arqueologias do Futuro”. A atividade virtual será realizada na quinta-feira (18/03), a partir das 13h30, pelo aplicativo Zoom. Os encontros terão interpretação simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A proposta do Museu dos Meninos em “Arqueologias do Futuro” é promover uma série de visitas guiadas ao acervo virtual do museu, que são mediadas por Maurício Lima – artista e criador do projeto. Trata-se de um acervo de 30 vídeo-retratos com depoimentos de jovens negros moradores do Complexo do Alemão no Rio de Janeiro (RJ), que é a localidade de origem do artista. A iniciativa propõe um espaço de reflexão coletiva para construir, escrever e preservar memórias que projetam futuros possíveis para o povo negro.

Após a visita, o evento on-line terá um debate com Karen Pêgas, mestranda do PPRER, com a temática de pesquisa voltada para a intelectualidade orgânica negra e a militância artístico-política do sambista Paulo da Portela; e Cláudia Simone, pedagoga, psicopedagoga e mestranda do PPRER, colaboradora do Pas à Passo Thêatre de L' Opprimé, da França, e do Centro de Teatro do Oprimido (CTO/Brasil).

Os interessados devem preencher o formulário de inscrições e receberão o link do evento 15 minutos antes do início da transmissão. Estudantes do primeiro ano do ensino médio/técnico do Cefet/RJ campus Maracanã, matriculados na disciplina de artes, não precisam realizar a inscrição prévia. 

Para saber mais sobre a iniciativa, acesse o site oficial do Museu dos Meninos.

Fim do conteúdo da página