Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 30/09 a 02/10 – "Permita que eu fale..."
Início do conteúdo da página

30/09 a 02/10 – "Permita que eu fale..."

Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2019, 19h54 | Última atualização em Sexta, 27 de Setembro de 2019, 19h54 | Acessos: 875

Após sua primeira experiência, realizada como parte da Jornada Integrada de Pesquisa e Pós-graduação do Cefet/RJ (JIPP), os alunos do Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-raciais (PPRER) resolveram ocupar o espaço do campus Maracanã com três dias de programação voltada somente para o debate das relações étnico-raciais.

Data: de 30/09 a 02/10/2019
Local: campus Maracanã do Cefet/RJ


Descrição do evento:

O tema "Políticas de vida: permita que eu fale, não as minhas cicatrizes" traz em seu cerne um debate muito relevante para o Brasil atual, em que é palpável e quantificável, por diversas pesquisas, que a morte – especialmente a morte de corpos racializados – tem ganhado mais espaço e tem sido naturalizada em proporções exponenciais. Para além do diagnóstico, já amplamente constatado, o que fazer nesse cenário? Como proceder contra o extermínio das juventudes negras nas favelas e de líderes quilombolas e indígenas? Quais os caminhos possíveis diante do aumento da mortalidade infantil nas periferias? Que processos de resistência podem ser construídos diante da expropriação dos territórios indígenas? Como lidar com o silenciamento que assola nossas produções culturais? O que é possível construir nas escolas para caminharmos em direção a uma educação antirracista? Que imaginários podemos construir por meio da literatura, do cinema e do teatro para reconstruir o passado e o presente que foi e segue sendo roubado de nós?

Essas e outras perguntas servem como orientadoras para que pensemos caminhos em que as saídas passem necessariamente pelo protagonismo de negros e indígenas. "Permita que eu fale..." é um evento para falar sobre o que nós, enquanto povos historicamente silenciados, falamos. É um convite à reflexão sobre a nossa contribuição para a contemporaneidade.


Clique no link para acessar a programação do evento.

Fim do conteúdo da página